O trabalho do manipulador é fundamental para garantir a desinfecção de alimentos e proteger a saúde dos consumidores, é a resolução RDC nº 216/04 que estabelece as Boas Práticas para Serviços de Alimentação, mas afinal, o que são Boas Práticas?
As Boas Práticas são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.
Você sabe o que são Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA)?
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são aquelas causadas pela ingestão de alimentos e/ou água contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs no mundo, sendo que a maioria delas são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas.
Essas doenças causam sintomas como náuseas, diarréias, dores abdominais, febre, entre outros. Em adultos sadios, a maioria das DTAs duram poucos dias e não deixam sequelas; Mas para as crianças, as grávidas, os idosos e pessoas doentes, as consequências podem ser mais graves, podendo inclusive levar à morte.
Como prevenir as DTAs?
A ingestão de alimentos crus, com práticas de higiene inadequadas, é uma grande causadora destas doenças. Por isso a desinfecção de alimentos é fundamental. Portanto:
COVID-19 e as boas práticas da manipulação de alimentos
Até o momento, não existem evidências científicas de que o Coronavírus seja transmitido por alimentos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o vírus pode sobreviver por horas e até dias dependendo da superfície, temperatura e umidade do ambiente, portanto, é imprescindível os cuidados com a higiene no momento de compra, manipulação e desinfecção de alimentos para evitar que ocorra alguma contaminação.
Como citado anteriormente, higienizar corretamente as mãos é uma, de uma série de ações, que devemos adquirir para obtermos segurança e ótimos resultados na manipulação de alimentos, ainda mais em tempos de Coronavírus, onde a higienização das mãos é essencial.
Portanto, além de lavar bem as mãos após as compras, tenha sempre álcool gel, e se possível, higienize as embalagens dos alimentos com solução desinfetante e também as superfícies que foram utilizadas.
Fique por dentro das últimas notícias da Sancapel